Quantcast
Channel: ipcdigital » Esporte Geral
Viewing all articles
Browse latest Browse all 38

Cilic atropela Nishikori e conquista título inédito no US Open das zebras

$
0
0

Cilic e Nishikori surpreenderam a todos no sábado, quando derrotaram nas semifinais os grandes favoritos ao título, o sérvio Novak Djokovic, primeiro cabeça de chave, e o veterano suíço Roger Federer (N.2).

images

O croata Marin Cilic, número 12 do mundo, sagrou-se campeão do US Open ao vencer o japonês Kei Nishikori de forma contundente por triplo 6-3, para conquistar nesta segunda-feira o primeiro Grand Slam de sua carreira.

O tenista de 25 anos precisou de menos de duas horas (1h54) para garantir a vitória ao quebrar o serviço do adversário no início de cada set.

Cilic e Nishikori surpreenderam a todos no sábado, quando derrotaram nas semifinais os grandes favoritos ao título, o sérvio Novak Djokovic, primeiro cabeça de chave, e o veterano suíço Roger Federer (N.2).

O título chega como uma redenção para o croata de 25 anos, que foi suspenso por quatro meses no ano passado por ter sido flagrado num exame antidoping.

Cilic é o segundo tenista do seu país a conquistar um Grand Slam, depois de Goran Ivanisevic, seu técnico, campeão de Wimbledon em 2001.

“Este troféu coroa anos de trabalho duro, principalmente no ano passado, que foi muito complicado para mim. A presença de Goran ao meu lado é realmente especial”, comentou o croata, que desabou na quadra depois da vitória, com as mãos cobrindo o rosto, parecendo não acreditar na façanha.

“Agora, posso me aposentar tranquilo”, brincou Ivanisevic. “Ver seu tenista conquistar um Grand Slam de forma tão impressionante é algo maravilhoso para um técnico. Disse a ele que só precisava se divertir em quadra, e foi isso que ele fez diante de 20.000 pessoas. Ele jogou hoje como se já tivesse disputado 20 finais dessa categoria”, resumiu o treinador.

Saque de chumbo Esta final inédita de Grand Slam foi a primeira desde 2005 sem a presença de Djokovic, Federer, Nadal e Murray, que dominam o tênis mundial há uma década. Nos últimos quarenta torneios do Grand Slam, apenas quatro escaparam ao ‘Big Four’, dois neste ano, com os títulos do suíço Stanislas Wawrinka no Aberto da Austrália e de Cilic no US Open.

Antes deles, apenas o russo Marat Safin (Aberto da Austrália-2005) e o argentino Juan Martín Del Potro (US Open-2009) alcançaram este feito.

“Acho que todos os outros tenistas estão trabalhando duro e essa vitória é um sinal de que este trabalho acaba dando resultado”, acrescentou o croata, que pretende continuar sendo a pedra no sapato dos favoritos.

“O maior ensinamento que tirei disso tudo é que preciso me divertir jogando tênis. Foi o que aconteceu neste torneio, joguei o melhor tênis da minha vida”, completou.

Embalado com a vitória arrasadora sobre Federer (6-3, 6-4 e 6-4), Cilic não se intimidou apesar do retrospecto desfavorável contra Niskikori (5 derrotas em 7 jogos).

Como seu mentor Ivanisevic, considerado um dos melhores sacadores de todos os tempos, o croata de 1,97 mostrou toda sua potência no saque ao acertar nada menos de 17 aces, com bombas de até 206 km/h.

Muito nervoso, Nishikori, que voltou ao top-10 do ranking da ATP nesta segunda-feira ao pular de 11º para oitavo, cometeu 30 erros não forçados, e conseguiu apenas 19 winners, contra 38 de Cilic.

“Marin foi muito bem e não consegui jogar meu tênis. É uma derrota dura, mas estou feliz por ter disputado minha primeira final. Vou buscar o troféu na próxima vez”, prometeu o japonês de 24 anos.

Nishikori chegou a ter chances de devolver a quebra no final do terceiro set, mas acabou cedendo no segundo ‘match point’ do croata, que cometeu uma dupla falta na sua primeira oportunidade de fechar o jogo.

Na sua segunda chance, Cilic não vacilou e garantiu seu 12º título, o mais importante da sua carreira. (AFP)

O post Cilic atropela Nishikori e conquista título inédito no US Open das zebras apareceu primeiro em ipcdigital.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 38